FANDOM

A Sustentabilidade se apoia num triangulo e pode ser dividida em três grupos: o social, o ambiental e o econômico, que são complementares.

A sustentabilidade social refere-se à manutenção de forma decente da qualidade de vida das pessoas; a sustentabilidade ambiental consiste na preservação ou aprimoramento da base de recursos produtiva, principalmente para as gerações futuras (CHAMBERS e CONWAY, 1992) e a sustentabilidade econômica baseia-se no crescimento e produtividade aliados aos investimentos nas áreas sociais.

Após 1990 verifico-se um crescimento significativo dos investimentos sociais privados e as empresas despertam seus interesses pela adoção do marketing social.

A sustentabilidade socioambiental passa a ser objeto de estudos e planejamentos das indústrias lácteas, que a concebem como grande diferencial competitivo no mercado atual, formado por consumidores bastante conscientes da necessidade de se preservar o ambiente e elevar o nível de qualidade de vida das populações.

Cresceu a partir daí a necessidade de se adotar processos de aquisição de matéria prima de fontes certificadas, que fortaleçam a sustentabilidade socioambiental.

Empresas como a Tetra Pak, maior fornecedora de embalagens e equipamentos de UHT, vêm priorizando programas de reciclagem de embalagens, estimulando a elaboração de produtos a partir da reciclagem de suas embalagens, bem como investindo em projetos de conscientização ambiental da população.

Outra vertente no programa de sustentabilidade socioambiental se refere às aquisições certificadas, que promove a compra de matéria prima de empresas comprovadamente alinhadas com a preservação do meio ambiente e com responsabilidade social.

            “A embalagem longa vida possui uma estrutura multicamadas que fornece a proteção ideal aos alimentos nela armazenados. Ela é formada por três materiais: papel, plástico e alumínio, distribuídos em seis camadas.

O papel corresponde a maior parte do peso da embalagem e sua celulose é extraída de florestas replantadas e certificadas pelo FSC – Forest Stewardship Council. A certificação garante que a madeira utilizada em um determinado produto é proveniente de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável com o cumprimento de todas as leis vigentes. Assim, os consumidores finais são capazes de selecionar os produtos certificados FSC, conhecendo o sistema utilizado para verificar a origem do material.

O papel utilizado nas embalagens é o duplex com uma camada branca que não utiliza cloro para o seu clareamento e suas principais funções são dar suporte mecânico à embalagem e receber a impressão. É importante ressaltar que é um recurso natural renovável.

O alumínio, extraído da bauxita, está presente em apenas uma pequena camada da embalagem. Possui a importante função de proteger contra a entrada da luz, do oxigênio e de impedir a troca de aromas entre o alimento e o meio externo. Na embalagem fica entre várias camadas de plástico, não entrando em contato direto com o alimento.

O plástico usado nas embalagens longa vida é o polietileno de baixa densidade que é extraído do petróleo. Presente em quatro camadas na embalagem, suas funções são isolar o papel da umidade, impedir o contato do alumínio com o alimento e servir como elemento de adesão dos outros materiais presentes na estrutura (papel e alumínio).

Além do papel, o plástico e o alumínio da embalagem longa vida também podem ser reciclados, sendo que após a separação das fibras de papel, retornam à cadeia produtiva sob a forma de vários objetos, tais como placas e telhas.

Recentemente a Tetra Pak assinou acordo com a Braskem para compra de polietileno de alta densidade (PEAD) feito de matéria-prima 100% renovável. O acordo firmado garante o fornecimento, pela Braskem, de 5 mil toneladas de polietileno verde de alta densidade por ano, a partir desse ano, para a produção de tampas plásticas e lacres. O volume representa pouco mais de 5% da demanda total de polietileno de alta densidade da Tetra Pak, e é um pouco menos de 1% do total de compra de materiais plásticos”.''

A reciclagem das embalagens Tetra Pak atingiu 27% e deve chegar a 40% em 2014. A empresa mantém programa de incentivo e capacitação das cooperativas de catadores fortalecendo seu papel de fornecedora de materiais recicláveis e criando oportunidade de negócios para os cooperados.

Iniciativas para a redução de impactos ambientais da Tetra Pak Brasil:

• Realização de teste para substituição de solvente

por água e sabão no processo de pré-impressão

• Reúso de água para vasos sanitários, irrigação e jardinagem

• Redução de emissões de Compostos Voláteis Orgânicos (VOCs)

devido à instalação de filtros eletrostáticos nas laminadoras

• Uso de tinta à base de água

• A instalação da nova laminadora em Monte Mor reduziu

em 25% o consumo de energia e em 10% o de GLP

• Iluminação LED nos escritórios de Monte Mor

• ETE com equipamentos de filtro e desinfecção para melhoria

da qualidade da água em Ponta Grossa

• Compostagem de resíduos orgânicos do refeitório

e das podas do jardim em Ponta Grossa

• Instalação de Pontos de Entrega Voluntária nas fábricas de

Monte Mor e Ponta Grossa e no escritório de Campinas

(http://www.tetrapak.com/br/SiteCollectionDocuments/Tetra%20Pak_Relatório%20de%20Sustentabilidade%202010%202011.pdf)

Bibliografia:Editar

CHAMBERS, Robert e CONWAY, Gordon R. Sustainable Rural Livelihoods: practical concepts for the 21st century. Institute of development studies: Discussion Paper nº 296, 1992.

GOMES, Ivair. Sustentabilidade Social e Ambiental na Agricultura Familiar, (REVISTA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DA TERRA, vol. 5, Nº 1 – 1º semestre 2004). Disponível em

http://eduep.uepb.edu.br/rbct/sumarios/pdf/agriculturafamiliar.pdf . Acesso em 19/11/2012.

TETRA PAK, Disponível em

http://www.tetrapak.com/br/reciclagem/ciclo_de_vida_da_embalagem/matéria_prima/pages/default.aspx e

http://www.tetrapak.com/br/SiteCollectionDocuments/Tetra%20Pak_Relatório%20de%20Sustentabilidade%202010%202011.pdf . Acesso em 14/11/2012